CAO Ambiental apresenta sensor de qualidade do ar instalado na Promotoria de Justiça de Marituba a técnicos da SEMAS

Nesta segunda-feira, 18, o Centro de Apoio Operacional (CAO) Ambiental do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) apresentou aos técnicos do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS/PA) o sensor de qualidade do ar PurpleAir instalado na sede da Promotoria de Justiça de Marituba.
No encontro estiveram presentes o Promotor de Justiça e Coordenador das Promotorias de Justiça de Marituba, José Augusto Nogueira Sarmento, recebeu a engenheira florestal do CAO Ambiental Katia Carvalheiro, além dos técnicos da SEMAS: as engenheiras químicas Valéria Botelho e Rayelle Morais, o engenheiro ambiental Ruivaldo Rodrigues e o meteorologista Maurício Moura.
O MP do Pará, através do CAO Ambiental, integra um sistema de monitoramento de qualidade do ar, juntamente com outras instituições e Ministérios Públicos. Neste sentido, encontra-se instalado nas dependências da Promotoria de Justiça de Marituba um sensor PurpleAir, doado pelo Ministério Público do Estado do Acre, conectado à Plataforma Real-Time Air Quality Map, estando em efetiva operação e colaborando assim na produção e compartilhamento de dados que ajudam a monitorar a qualidade do ar na Amazônia.
Os próximos passos devem ser o estreitamento das ações entre o MPPA e a SEMAS para possível instalação de novos sensores, no âmbito do Termo de Cooperação Técnica SEMAS/MPPA n° 002/2021.
Para mais informações sobre os sensores de qualidade do ar, acesse:
Assessoria de Comunicação