ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Audiência Pública debate sistema de ensino do município

A audiência é uma iniciativa da 1ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e Direitos Humanos, e tem a finalidade de levar discussões com a sociedade, referentes ao ensino nas escolas da capital.
Belém 24/05/18 14:07

 

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), no auditório do prédio-sede do Ministério Público do Estado, a Audiência Pública com o tema “Sistema Municipal de Ensino de Belém”. A audiência é uma iniciativa da 1ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e Direitos Humanos, e tem a finalidade de levar discussões com a sociedade, referentes ao ensino nas escolas da capital.

“É nesse momento que abrimos a porta da casa do Ministério Público, que é a casa do povo, da sociedade, para que as pessoas possam vir por meio dos seus representantes dizer os seus anseios, as suas necessidades e os seus sonhos, para que possamos encaminhar às autoridades competentes”, explicou a promotora de Justiça Maria das Graças Corrêa Cunha.

_DSC0033.JPG

Na oportunidade, foi ministrada palestra pela diretora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Eliana Felipe, que tratou sobre como é gerida a democracia na rede municipal de Belém, e como é possível através do debate com os demais órgãos, chegar a resultados tangíveis e expressivos dentro das escolas.

“Poder discutir este assunto com a sociedade, com o Ministério Público e com as redes de ensino, é um espaço importante de diálogo para que consigamos encontrar caminhos de avanço no sentido de entendermos qual é o papel da educação na sociedade brasileira, e o que ela precisa para cumprir esse papel”, comentou a professora doutora Eliana Felipe.

_DSC0028.JPG

A promotora de Justiça Maria das Graças Cunha também ressaltou a relevância do tema escolhido para a palestra. “Através da gestão democrática que contempla os planos nacional, estadual e municipal, é que a comunidade como um todo, professores, alunos, pais, servidores da escola, têm a oportunidade de participar da organização, do movimento que é a educação”, disse.

A professora Miriam Sodré, que leciona na escola municipal Palmira Gabriel, localizada no bairro da Pedreira em Belém, destacou a importância de ser a voz da escola onde trabalha, bem como ter o direito de ser ouvida nas demandas cotidianas do seu ambiente profissional escolar.

“É de fundamental importância fazer com que o Ministério Público tenha conhecimento do que realmente acontece, porque ele é um dos setores que faz a fiscalização e auxilia na melhoria dessa qualidade de ensino, então é extremamente pontual nós sentarmos para discutir as realidades das escolas e propor encaminhamentos de melhoria, com base na intervenção de uma ação pública”.

Texto: Maryane Brito
Revisão: Edyr Falcão
Fotos: Alexandre Pacheco

 

Fale Conosco