ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Atuação integrada garante rede de atendimento e contenção à pandemia

Promotoria promoveu reuniões virtuais com gestores para garantir medidas de prevenção e contenção à covid-19
Inhangapi 29/04/20 16:40

Em Inhangapi, o Ministério Público do Estado utilizou um aplicativo de mensagens para criar um grupo com a participação de integrantes da gestão municipal e da sociedade, para tratar da prevenção e contenção do novo coronavírus. A iniciativa ocorreu bem antes de ser confirmado o primeiro caso no Pará.

Profissionais da saúde possuem EPIs para atendimento
Profissionais da saúde possuem EPIs para atendimento
Foto: PJ de Inhangapi

“Desde o início e, até hoje, continuamos fazendo reuniões por meio do aplicativo de mensagens. A população ajudou demais, principalmente os quilombolas’, explica a promotora de Justiça de Inhangapi, Tatiana Granhen.

Graças a essa antecipação, o sistema de saúde não entrou em colapso e os profissionais da saúde trabalham com tranquilidade. Até o momento não houve nenhum óbito decorrente da covid-19 e a população está respeitando a quarentena, informa a promotora.

O transporte dos pacientes segue as normas de segurança
O transporte dos pacientes segue as normas de segurança
Foto: PJ de Inhangapi

Segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Inhangapi, foram confirmados dois casos de covid-19, um está aguardando resultado, um descartado e 23 em monitoramento.

Não houve necessidade de serem expedidas recomendações. As reuniões on-line surtiram efeito e, por meio de ofício, a Promotoria solicitou informações à prefeitura sobre a aquisição das medicações usadas no protocolo de tratamento da doença, bem como relatório sobre o estoque desses remédios no hospital municipal, UBS e UPAS.

As estradas do Município são monitoradas por integrantes da saúde e da segurança
As estradas do Município são monitoradas por integrantes da saúde e da segurança
Foto: PJ de Inhangapi

“Já estou na fase de verificação e controle dos estoques de medicação, pois as reuniões diárias pelos meios virtuais deram mais resolutividade do que aguardar prazo para resposta ou cumprimento de recomendações”, enfatiza Granhen.

“Fizemos uma ampla divulgação que o Ministério Público fica on-line 24 horas por dia”, complementa.

 

Assessoria de Comunicação

 

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