Após denúncia do MPPA, Justiça condena acusado de homicídio
Nesta segunda-feira, 12 de setembro, a Justiça do Estado do Pará determinou a sentença de dois acusados de homicídio no município de Acará, denunciados pelo Ministério Público do Pará (MPPA), através do Promotor de Justiça Pedro Renan Cajado Brasil.
A denúncia, ofertada contra os réus Everton Cardoso Almeida e Francisco Gonçalves de Oliveira, apresentava indícios do assassinato de Jorgenilson Carvalho dos Santos, em outubro de 2018. Os três estavam bebendo juntos, momentos antes do corpo de Jorgenilson ser encontrado já sem vida.
Diante disso, o Ministério Público ofereceu a denúncia, incluindo fotos e laudo pericial da vítima, que foi acatada pelo TJ, resultando no Tribunal do Júri desta segunda-feira. Junto ao caso também estavam anexas uma faca e bermuda sujas de sangue, encontrada junto aos acusados, porém extraviadas na véspera da sessão.
Segundo o promotor Emério Mendes Costa, em exercício na Promotoria de Acará, esse foi um julgamento bastante complexo, mas “considerando o tempo e o estado do processo com o extravio das provas, o reconhecimento das duas autorias e a condenação de um dos réus foi uma vitória significativa”, pontuou, ressaltando que foi especialmente difícil suprir o sumiço das provas por meio da reunião lógica dos indícios.
O Tribunal decidiu pela condenação de Everton Almeida, como autor do crime, mas absolveu Francisco de Oliveira, decisão que foi alvo de recurso ainda durante o plenário. Agora, o Ministério Público aguarda o resultado do recurso para um novo julgamento de Francisco, na condição de cúmplice do crime.
Texto: Thiago Vasconcellos, Ascom MPPA