ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Após atuação do MPPA, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas é implementado e integrantes tomam posse

Monte Alegre 16/05/25 14:09

Foi realizada no último dia 15 de maio, no plenário da Câmara Municipal de Monte Alegre, a cerimônia de posse dos conselheiros titulares e suplentes eleitos para o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPD) para o biênio 2025-2027. A criação do Conselho é uma metas do Plano de Atuação da 2ª Promotoria de Justiça de Monte Alegre para o biênio 2023/2024, e sua instalação representa um marco para o município, simbolizando o compromisso das instituições locais com a promoção de políticas públicas efetivas de enfrentamento às drogas, com foco na prevenção, na integração de esforços e na transformação social.

O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, representantes da sociedade civil e de instituições públicas. O promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Monte Alegre, Rafael Trevisan Dal Bem, participou da solenidade e destacou a importância da criação do COMPD como um instrumento essencial na formulação e execução de políticas públicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento das consequências sociais, criminais e de saúde pública, decorrentes do uso e do tráfico de drogas.

O representante do MPPA ressaltou o crescimento expressivo, nos últimos anos, das ocorrências relacionadas ao tráfico de entorpecentes no município, mencionando o aumento no número de apreensões, prisões em flagrante e ações penais. “Essa realidade reflete apenas a ponta do problema. Se os dados de repressão cresceram, é certo que o número de usuários também aumentou significativamente. Isso impacta diretamente em diversos outros crimes, como furtos, roubos, violência doméstica e problemas graves no âmbito familiar e da saúde pública”, afirmou.

De acordo com o promotor de Justiça, a criação do Conselho é uma resposta estruturada, preventiva e integrada à complexidade da questão das drogas. Foi enfatizada a atuação do COMPD na promoção de ações de capacitação, prevenção e diálogo com a sociedade civil e os servidores públicos. “O Conselho representa um novo modelo de enfrentamento do problema, e o Ministério Público estará à disposição para colaborar com os conselheiros, especialmente neste momento inicial”, completou.

A implementação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Monte Alegre representa o cumprimento de uma das metas do Plano de Atuação da 2ª Promotoria de Justiça de Monte Alegre para o biênio 2023/2024, que tem como objetivo fomentar a criação do COMPD, promovendo a mobilização da comunidade e dos agentes públicos. A solenidade marcou o êxito das ações desenvolvidas com o apoio de diversas entidades parceiras e do MPPA.

Confira a composição do COMPD – Biênio 2025-2027:

-Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)
Titular: Wallace da Silva Oliveira
Suplente: Darclei Souza de Oliveira

-Secretaria Municipal de Trabalho e Inclusão Social (SETRINS)
Titular: Iara Rayana Leal de Souza (1ª Secretária)
Suplente: Dorineid Baía Rodrigues

- Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
Titular: Irlana Andréa Baía da Silva
Suplente: Tâmara Alvarenga de Araújo

- Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET)
Titular: Selma Naiara Araújo de Sousa (2ª Secretária)
Suplente: Andrezza Irene Oliveira de Vasconcelos

-Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)
Titular: Bruno Augusto dos Santos
Suplente: Woshington Jonathan Lima Bacelar

- Centro de Atenção Psicossocial – CAPS
Titular: Sinesia Batista Ribeiro
Suplente: Izabel Karla Moura da Cruz

Polícia Militar – 18º BPM (Batalhão Gurupatuba)
Titular: Andrews Albarado Arcanjo (Presidente)
Suplente: Lucas Scoot Walfredo Ranieri

-Paróquia São Francisco de Assis
Titular: Cleber Erlon Borges Baía (Vice-Presidente)
Suplente: Maria do Socorro Torres Gomes

- Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Titular: Andrei Silva Gonçalves
Suplente: Jesaias Ribeiro Ribeiro

- Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA (Campus Monte Alegre)
Titular: Marcella Costa Radael
Suplente: Gabriel Francisco de Oliveira Alves

Texto: Promotoria de Justiça de Monte Alegre
Edição: Assessoria de Comunicação

 

 

Fale Conosco