Afroteca Willivane Melo comemora dois anos de atividades em educação antirracista
Nesta segunda-feira (12), será comemorado com programação especial em Santarém, dois anos de funcionamento da Afroteca Willivane Melo. A afroteca é uma iniciativa pioneira voltada para a educação antirracista, resultante de parceria do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do MPPA (Nierac), com o projeto Kiriku/AFROLIQ (Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana, Afro-Amazônica e Quilombola) da Universidade Federal Oeste do Pará. Nesses dois anos, 1245 visitantes foram recebidos no espaço.
O espaço funciona regularmente no Theatro Vitória, no centro da cidade, mas está provisoriamente instalado na sede das Promotorias de Justiça de Santarém, até o fim de obras que estão sendo executadas no teatro. Em dois anos, foram 52 turmas e 115 professores acolhidos.
Voltada para leitura e atividades lúdicas, a afroteca recebe diariamente alunos e professores da Educação Básica de Santarém e do Baixo Amazonas, que são acompanhados por monitores que integram o projeto Kiriku, que atua com as relações raciais e literatura infantil antirracista nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) de Santarém.
Em dezembro de 2023, o projeto recebeu o “Certificado de Boa Prática Resolutiva” concedido pela Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Confira a programação de aniversário:
15h: Acolhida das crianças e demais convidados;
15h10: Dança com Grupo Perolas Negras – quilombo de Saracura
15h30: Apresentação sobre a Afroteca Willivane Melo
15h40: Contação de História Francisco Egon
16h: Parabéns e lanche
16h30: Roda de Capoeira com as crianças
17h: Encerramento
Assessoria de Comunicação