ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Aberto edital para elaborar protocolo de tratamento de conflitos agrários

Interessados podem se inscrever até 24 de junho. Trabalho vai subsidiar funcionamento de câmara de tratamento.
Castanhal 07/06/19 16:43

Está aberto até o próximo dia 24 de junho de 2019 o prazo para inscrição e participação no processo de elaboração do Protocolo de Tratamento de Conflitos Agrários e Fundiários no âmbito da I Região Agrária do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Os detalhes do processo estão descritos no edital publicado nesta sexta-feira (7) pela promotora de Justiça Eliane Moreira, titular da Promotora de Justiça Agrária da região de Castanhal.

O protocolo de tratamento de conflitos agrários e fundiários vai conter as regras para subsidiar a implementação e funcionamento da Câmara de Tratamento de Conflitos Agrários e Fundiários, vinculada à 1ª Região Agrária do MPPA, que abrange 74 municípios da faixa nordeste do estado. A previsão é que a câmara seja instalada no próximo mês de agosto e funcione como um espaço para fomentar o tratamento judicial e extrajudicial dos conflitos pelo uso e posse da terra, por meio de autocomposição e outras metodologias aplicáveis.

Estão convidados a participar do processo de elaboração do protocolo instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, demais articulações coletivas, setores acadêmicos, dentre outros interessados com atuação na área agrária e fundiária.

Os interessados devem encaminhar, até o dia 24 de junho, correspondência eletrônica ao email pjagracastanhal@mppa.mp.br, solicitando participação no processo de elaboração. Ao enviar a correspondência, é necessário apresentar informações cadastrais como o nome da instituição à qual está vinculado, contatos e outros dados detalhados no edital.

Os interessados que tiverem dificuldades de acesso aos meios eletrônicos de comunicação podem entrar em contato com o MPPA pelo telefone 91. 3412-6100 ou comparecer pessoalmente à Promotoria de Justiça de Castanhal (Avenida Maximino Porpino, nº 1345, bairro Centro) e solicitar sua inscrição no processo de elaboração do protocolo.

A primeira oficina para discussão do Protocolo está agendada para o dia 1ª de julho de 2019 às 8h30, em local a ser definido.

  

Texto: Fernando Alves
Assessoria de Comunicação Social

Fale Conosco