A pedido do MPPA, Exército realiza higienização contra à covid-19

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em parceria com o Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Norte (CMN), realizou nos últimos dias 3 e 4 de junho um mutirão de higienização que percorreu vias urbanas e rurais do município de Nova Timboteua, no nordeste do estado. Além da higienização dos espaços públicos, a ação também levou orientações de saúde para a população local como uma medida de combate ao novo coronavírus.

A ação foi uma iniciativa do promotor de justiça Harrison Bezzera, titular da Promotoria de Justiça de Nova Timboteua, que encaminhou um ofício ao Comando Militar do Norte solicitando a realização do mutirão no município. Ao receber o ofício, o general de Exército Paulo Sérgio designou de imediato equipes para realizar a higienização, que contou com 75 militares, entre eles os oficiais coronel Campos Mota, que é comandante do 2º Bis; o tenente-coronel Lopes Rodrigues; capitão Joner e o tenente Mendes.

“A iniciativa de higienização foi baseada em exitosos mutirões feitos pelo Exército em outras comarcas do Estado, como no Marajó e na cidade de Belém. Por isso, expedimos um oficio do MPPA ao general Paulo Sérgio, que não mediu esforços para que a medida preventiva fosse cumprida o mais rápido possível”, destaca o promotor de justiça Harrison Bezerra.
Durante a atividade, também foi feita uma campanha de conscientização com a distribuição de cartazes, panfletos e ainda a distribuição de produtos de limpeza e higiene pessoal para a população, que também recebeu orientações de saúde e prevenção. A equipe de militares também realizou a poda de pequenas vegetações para facilitar a limpeza das ruas.

Para a operação foram disponibilizadas nove viaturas, um caminhão-cisterna e pulverizadores costais. Dados da operação mostram que foram utilizados aproximadamente 15 mil litros de água, 75 litros de detergente e 1.200 gramas de cloro, que foram esguichados nas principais vias do município pelo caminhão-pipa do Exército. Já os pulverizadores costais utilizados pelos militares, foram preenchidos com cerca de 20 litros de água, 1.200 gramas de cloro, três litros de água sanitária e um litro de detergente.

O promotor Harrison Bezerra destaca que ações de higienização como essa evitam a propagação de vírus e bactérias, o que resulta em uma menor possibilidade de contágio pelo novo coronavírus. Apesar disso, o promotor ressalta a importância da prevenção.
“A higienização em ambientes públicos contribui com a diminuição do contágio por doenças como a covid-19. No entanto, ainda é necessário que a população continue utilizando álcool em gel, a máscara e principalmente respeitando o distanciamento social”, alerta.
Texto: Rebeca Rocha
Assessoria de Comunicação Social