9º Encontro Nacional de Memórias estimula conservação histórica do MP

Preservar a memória das instituições do Ministério Público, acessibilidade e planejamento marcaram temas tratados na nona edição do Encontro Nacional de Memoriais do MP promovido pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) nos dias 20 e 21 de setembro, em Recife.
O objetivo foi debater a temática da documentação e memória das instituições, bem como reunir representantes de memoriais e demais integrantes do MP brasileiro e de representantes de centros de memória.
No primeiro dia (20), o Encontro inaugurou o Memorial da instituição, que agora disponibiliza ao público um acervo com documentos, objetos e relatos sobre a trajetória da instituição desde o século 19, cujo conteúdo pode ser acessado clicando aqui. Uma exposição física com a galeria de Procuradores-Gerais, mostra de mulheres que fizeram a história do MPPE e as personalidades que dão nome aos prédios onde funcionam as sedes da Capital foram os demais destaques do evento, que ocorreu no Centro Cultural Rossini Alves Couto.
O auditório da Procuradoria-Geral do Estado foi o espaço utilizado no segundo dia do evento para tratar da acessibilidade a espaços culturais, com a exibição do documentário ‘Curva do tempo: uma viagem pelas memórias do Ministério Público’, produzido pela Associação do Ministério Público de Pernambuco.
Em seguida, foi apresentado pelo Ministério Público Federal o planejamento do projeto Memória e ação, que tem por objetivo apresentar ao público ações educativas.
Pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), participaram do encontro o procurador de Justiça Manoel Santino Nascimento Junior e a chefe do Serviço de Documentação Elaine Cristina Nascimento do Nascimento.
Confira aqui a galeria de fotos do Encontro
Texto: Ascom MPPA
Fotos: Ascom MPPE