ATENDIMENTO AO CIDADÃO

3º Fórum de Desenvolvimento Sustentável reforça compromisso com a agricultura familiar em Marabá

Marabá 04/06/25 16:40

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça Agrária de Marabá, realizou no dia 23 de maio o III Fórum de Desenvolvimento Sustentável da 3ª Região Agrária do Pará. O evento, promovido pelo Fórum Permanente Regionalizado do MPPA para Questões Agrárias e Fundiárias, reuniu autoridades, agricultores, técnicos, pesquisadores, estudantes e representantes de 23 municípios da região, além do município convidado São Félix do Xingu, para discutir os desafios e oportunidades da agropecuária sustentável na região amazônica.

A promotora de Justiça Agrária de Marabá Alexssandra Mardegan destacou o papel estratégico do fórum como espaço de diálogo e construção coletiva. "Estamos no nosso terceiro fórum agrário da sociobiodiversidade, com mais de 400 participantes, entre representantes dos municípios, produtores e especialistas. Temos um ciclo de palestras com professores e pesquisadores da UFPA, Unifesspa e Embrapa, abordando temas como produção sustentável, desenvolvimento e biodiversidade", explicou.

Além das palestras, o evento contou com uma feira aberta ao público com exposição de produtos da agricultura familiar, cultivados com apoio de ações do Ministério Público.

Um dos destaques foi a apresentação de iniciativas que reaproveitam madeira apreendida em ações conjuntas com Ibama, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal para a confecção de caixas de mel, cochos de fermentação de cacau e outros insumos produtivos.

A atual coordenadora do MPPA no sudeste do estado, promotora Josélia Leontina Barros, participou da abertura do evento e deu as boas-vindas aos presentes. Já o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, parabenizou a atuação da Promotoria e colocou o Estado à disposição para apoiar projetos voltados à agricultura familiar.

"O pequeno produtor tem diversos desafios, mas ele tem que produzir mais, no pequeno espaço que possui. E, para isso, precisa de tecnologia. Contamos com as nossas universidades e seus pesquisadores para iniciarmos uma nova etapa", disse Alexssandra Mardegan.

O fórum é uma ferramenta para a inclusão e capacitação de quem trabalha na terra, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar e contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficazes. Neste ano, a realização do evento ganhou ainda mais relevância diante da proximidade da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém.

 

Texto: Hannah Franco/Ascom, com informações da Prefeitura de Marabá e do Correio - O Jornal de Carajás

 

Fale Conosco