Funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, até mesmo em feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional- Basta ligar para o 180
As beneficiárias diretas do serviço são as mulheres que poderão receber atenção adequada quando em situação de violência, sem nenhuma exposição, pois o sigilo é absoluto e a identificação é opcional. Mas, não são apenas as mulheres que podem acionar os serviços. Homens que queiram fazer denúncias de casos de violência contra a mulher serão bem acolhidos
A Central funciona com atendentes capacitadas em questões de gênero, nas políticas do Governo Federal para as mulheres, nas orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e, principalmente, na forma de receber a denúncia e acolher as mulheres. Utilizam um banco de dados com mais de 260 perguntas e respostas elaboradas com base nas informações disponíveis na Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e em todas as denúncias já recebidas por sua Ouvidoria. A capacitação das atendentes foi desenvolvida em parceria com o Instituto Patrícia Galvão, de São Paulo
Além de encaminhar os casos para os serviços especializados, a Central de Atendimento fornece orientações e alternativas para que a mulher se proteja do agressor.
Ela é informada sobre:
1) seus direitos legais. 2) os tipos de estabelecimentos que poderá procurar, dentre eles:
- as delegacias de atendimento especializado à mulher.
- as defensorias públicas.
- os postos de saúde.
- o instituto médico legal para os casos de estupro.
- os centros de referência.
- as casas abrigo.
- outros mecanismos de promoção de defesa de direitos da mulher.