Em Santarém, o Ministério Público participou do Seminário Mineração no Tapajós, realizado no auditório do Seminário São Pio X, nos dias 17 e 18 de setembro, para discutir sobre os conflitos na região do Tapajós referentes aos projetos de mineração. A promotora de justiça Lilian Regina Furtado Braga representou o MPE no evento.
O encontro foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), em parceria com a Pastoral Social da Diocese de Santarém, Fórum da Amazônia Oriental (Faor), Movimento Tapajós Vivo, Fase Amazônia e Programa de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Participaram representantes de movimentos sociais, governo municipal e estadual, Ministério Público Estadual e Federal e outros.
Dentre os temas debatidos nas mesas redondas estavam: “As resistências em defesa dos territórios frente à mineração no Oeste do Pará: desafios e potencialidades para as comunidades e movimentos”; “Mineração na Região do Tapajós e Amazônia” e “O Plano Estadual de Mineração 2013-2030 e os impactos socioambientais sobre os territórios”.
Lila Bemerguy, de Santarém, com informações da Ascom/Ufopa
Fotos: PJ Lilian Braga