Ir Para o Menu Saltar para o conteúdo Retornar ao Site do Ministério Público do Estado do Pará

Belém inicia coleta seletiva

publicado em 11/09/2015

 

Belém dá início à coleta seletiva

 

A partir de segunda-feira (14), catadores de material reciclável percorrerão as vias do bairro de Nazaré, em Belém, no sistema porta a porta, recolhendo todo tipo de produto que possa ser reciclado ou reaproveitado. A venda desse material será fonte de renda para estes trabalhadores, que antes desenvolviam atividades de catação, no lixão do Aurá. A informação foi divulgada pela Agência Belém ontem, quando mais de 30 catadores simularam a coleta seletiva no bairro.

A coleta seletiva é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Saneamento (Sesan) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

Ontem, a equipe percorreu as avenidas Nazaré, Braz de Aguiar e José Malcher, no trecho entre Alcindo Cacela e Assis de Vasconcelos, recolhendo o material separado por moradores e comerciantes. “Ontem (anteontem) as equipes passaram nas ruas fazendo a educação ambiental, informando como será o trabalho da coleta seletiva, que materiais podem ser reciclados. Hoje (ontem) estamos fazendo uma simulação, passando nas vias e recolhendo esse material que a população separou. E nós ficamos felizes com a aceitação dos moradores. A prefeitura está recebendo muitos elogios pela iniciativa”, explica o presidente da Cooperativa de Catadores de Belém (Concaves), Jonas de Jesus da Silva.

Durante a simulação os catadores recolheram 14 bags, que são grandes sacolas de armazenamento e transporte, com capacidade de até 70 quilos. A média de materiais recicláveis recolhidos foi de 980 quilos. 

Entre os materiais que podem ser reciclados estão plástico, papel, metal e vidro. A iniciativa da coleta seletiva no bairro de Nazaré foi bem aceita pela população. “Quando fiquei sabendo que esse trabalho ia iniciar pelo nosso bairro, fiquei muito feliz, pois vou poder contribuir para o trabalho dessas pessoas e, também, para diminuir a contaminação do meio ambiente. Muitas pessoas não sabem, mas quando jogamos uma garrafa no meio ambiente ela pode levar 400 anos para se decompor. Então temos que cada vez mais reduzir a produção desses materiais e, principalmente, reutilizar os que usamos”, declara Gracialda Couto, moradora do bairro de Nazaré. 

 

CAPACITAÇÃO

 

Antes de começar a educação ambiental e coleta de materiais, os catadores passaram pelo I Curso de Capacitação Básica de Catadores de Materiais Recicláveis, que se encerrou na última sexta-feira, dia 4, quando eles receberam os certificados.

Para o titular da Semma, Deryck Martins, o cumprimento da Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, que prevê o encerramento das atividades dos lixões a céu aberto é um marco para a cidade de Belém. “Com a capacitação, os catadores estão colocando em prática uma forma correta e segura de tratar os resíduos em Belém. A partir de agora temos uma nova visão sobre a gestão dos resíduos sólidos da cidade, contribuindo para a diminuição da contaminação do meio ambiente, através do reaproveitamento e reciclagem de produtos”.

Quem elogiou a iniciativa do prefeito Zenaldo Coutinho, pelo cumprimento à Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, foi a ex-catadora do lixão do Aurá, Cleidiane Silva. “Trabalhei durante 14 anos no Aurá. Vivíamos em uma situação horrível lá, mas infelizmente eu precisava estar ali. Quando surgiu essa oportunidade de sair daquele lugar e trabalhar de forma digna, eu fiquei imensamente feliz. Com essa nova atividade nos bairros, vamos trabalhar com mais segurança”, detalha.

 Fonte: ORMnews

Jornal "O Liberal" impresso: PDF

Rua João Diogo, 100 [ Prédio Sede - 1º Andar ] - Campina - Belém-Pa 66.015-165 | (91)4006-3557/3509