Ir Para o Menu Saltar para o conteúdo Retornar ao Site do Ministério Público do Estado do Pará

Sobre os alertas de desmatamento

 

O Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon) monitora o desmatamento da Amazônia Legal, por meio do Sistema de Alerta de Desmatamento e Degradação Florestal (SAD), desde 2006.

Os alertas de desmatamento e degradação florestal, gerados pelo SAD, são divulgadas até o dia 20 de cada mês. Estes distinguem as áreas de corte raso e de degradação florestal, ao mesmo tempo em que indicam a localização geográfica e a condição fundiária das ocorrências. Nos boletins, a detecção dos alertas de desmatamento é categorizada em: (1) assentamentos de reforma agrária, (2) Unidades de Conservação, (3) Terras Indígenas e (4) Terras Privadas, de Posse e Devolutas.

Atualmente, o Imazon utiliza a plataforma Google Earth Engine (EE) para detectar os alertas, utilizando imagens do sensor MODIS, do satélite TERRA, desenvolvido pela NASA.

As imagens MODIS são consideradas de baixa resolução espacial (250 metros), o que garante a detecção de uma área mínima em torno de 10 a 12 hectares, porém são de alta resolução temporal (2 dias), o que confere agilidade nas operações de fiscalização e na tomada de decisão pelos órgãos competentes.

Rua João Diogo, 100 [ Prédio Sede - 1º Andar ] - Campina - Belém-Pa 66.015-165 | (91)4006-3557/3509