Ir Para o Menu Saltar para o conteúdo Retornar ao Site do Ministério Público do Estado do Pará

PROVIMENTO Nº 04/2010-MP/PGJ/CGMP - REVOGADO

PROVIMENTO Nº 004/2010-MP/PGJ/CGMP, DE 22DE ABRILDE2010
 
Dispõe sobre os instrumentos de controle de atuação funcional quanto à fiscalização periódica das entidades: Fundações e Associações, por parte do órgão de execução do Ministério Público, e dá outras providências.
 
O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA e a CORREGEDORA-GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, no uso de suas atribuições legais (Arts.10, XII e 17, IV, da Lei nº 8.625 de 12 de fevereiro de 1993- Lei Orgânica Nacional do Ministério Público dos Estados c/c os Art.18, XII e 37, XII da Lei Complementar nº 57, de 06 de julho de 2006- Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Pará);
CONSIDERANDO, o disposto no Art.25, IV, “a” da Lei nº 8.625/93-Lei Orgânica Nacional do Ministério Público dos Estados (LONMP), Art.52, I, da Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Pará (LOMP/PA), que dispõem sobre a defesa dos interesses sociais, difusos ou individuais indisponíveis, pelos órgãos de execução do Ministério Público;
CONSIDERANDO a necessidade de efetivar o controle da atuação funcional do membro do Ministério Público referente à permanente e atualizada fiscalização das entidades: Fundações e associações, de acordo com a nova LOMP/PA;
CONSIDERANDO ainda que o tema foi objeto de discussão desta Corregedoria-Geral com os Coordenadores dos Centros de Apoio Operacional, objetivando a inclusão pelo Ministério Público de medidas adequadas às atividades de monitoramento dos órgãos de execução do Ministério Público, de acordo com a nova LOMP/PA.
RESOLVEM:
Art. 1º - Incumbe ao membro do Ministério Público do Estado do Pará, quando no exercício de suas respectivas atribuições:
I - exercer em caráter permanente a fiscalização das entidades: Fundações e Associações, de acordo com o disposto nos Art. 127, caput da Carta Magna, Art. 66, caput e parágrafos do Código Civil, Arts.1.200 a 1204 do Código Civil, Art. 25, IV, “a” da LONMP c/c Art.52, I da LOMP/PA, devendo elaborar relatório de visita (modelos anexos I);
Art.2º Os relatórios de visita às entidades do tipo Fundações e Associações aqui referidas, constituem instrumentos de controle da atuação funcional e de fiscalização do funcionamento de tais unidades pelo Ministério Público.
§1º. Cópias dos instrumentos a que se refere este artigo deverão ser arquivadas, no respectivo órgão de execução do Ministério Público, em pastas separadas, e em meio eletrônico, claramente identificadas.
§2º. Cópia do relatório de visita deverá ser encaminhada à Procuradoria-Geral de Justiça e à Corregedoria-Geral do Ministério Público – arquivo por meio eletrônico ao endereço: corregedoria@mp.pa.gov.br, para fins de compor banco de dados e facilitar o acompanhamento das visitas -, solicitando, quando for o caso, a intermediação desses órgãos para solução dos casos de maior gravidade ou complexidade.
Art. 3º - Ao membro do Ministério Público recomenda-se adotar as providências necessárias, tendentes ao bom funcionamento das entidades: fundações e associações, sempre que constatar irregularidades e descumprimento às normas constantes dos Arts. 53 a 69 do Código Civil; Arts.1200 a 1204 do Código de Processo Civil, bem como do que dispõe o Arts.127, caput da Constituição Federal.
Art.4º - Ao membro do Ministério Público observar o estabelecido no Art.154, incs. XXIV, XXVI da LCE nº 057 de 06 de julho de 2006: “não se afastar do exercício do cargo, nos casos legalmente permitidos, (....) sem repassar ou deixar à disposição de seu substituto ou sucessor, relatório sucinto e objetivo sobre os serviços do cargo, especialmente quanto aos que estiverem pendentes de conclusão ou providências”.
Parágrafo Único - Para ressalvar de responsabilidade, caberá ao eventual substituto ou sucessor comunicar à Corregedora-Geral do Ministério Público, tão logo inicie a substituição ou sucessão, o descumprimento, pelo substituto ou sucedido, do disposto na parte final do referido artigo.
Art.6 º Este Provimento entra em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial do Estado.
Belém (PA), 22 de abril de 2010.
 
 
GERALDO DE MENDONÇA ROCHA
Procurador-Geral de Justiça
 
 
UBIRAGILDA SILVA PIMENTEL
Procuradora de Justiça
Corregedora-Geral do Ministério Público
 
 
Clique aqui para acessar os anexos do provimento.

Rua João Diogo, 100 [ Prédio Sede - 2º Andar ] - Campina - Belém-Pa 66.015-165 | (91)4006-3436