Ir Para o Menu Saltar para o conteúdo Retornar ao Site do Ministério Público do Estado do Pará

MPPA participa de evento do Dia Nacional do Ouvidor promovido pela Ouvepará

publicado em 18/03/2015

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do ouvidor-geral Aldo de Oliveira Brandão Saife, participou nesta segunda-feira, 16, de evento comemorativo pelo transcurso do Dia Nacional do Ouvidor, organizado pelo Fórum Estadual de Ouvidorias (Ouvepará) no auditório da Promotoria da Infância e Juventude, em Belém.

 

 

“O evento contou com a participação de ouvidores do Estado e teve como objetivo, não apenas comemorar o dia, mas discutir a atuação das Ouvidorias de modo geral”, explicou o ouvidor-geral do MPPA Aldo Saife.

 



Para o ouvidor da Assembleia Legislativa, deputado Raimundo Santos, o ouvidor é a voz da sociedade.
“A partir da Constituição Federal nós tivemos vários Estados do Brasil a criar suas Ouvidorias Públicas para possibilitar que o cidadão tivesse voz porque o ouvidor, na verdade, não representa a Instituição, ele é, sim, uma voz da sociedade dentro da Instituição”.

Sobre a realização do evento, o ouvidor-geral do Estado, Ítalo Mácola, parabenizou os novos e antigos colegas.

“Parabenizo os ouvidores mais antigos do nosso Estado aqui presentes, os que vêm trazendo esse conceito durante muito tempo e sabem da responsabilidade de cada um, na defesa do interesse de todos aqueles que procuram a Ouvidoria”.

 

  


Dia Nacional do Ouvidor

O Dia Nacional do Ouvidor ficou estabelecido em 16 de março, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012, de 14 de maio e sancionada pela presidente Dilma Rousseff. A data foi escolhida dada a criação da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) no dia 16 de março de 1995, durante o 1º Encontro Nacional de Ouvidores, em João Pessoa, Paraíba.

 

 

Na perspectiva do ouvidor da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e coordenador do Ouvepará, Daniel Granhen, a comemoração do dia do Ouvidor “fortalece a articulação necessária entre as Ouvidorias e o trabalho colaborativo entre elas, de tal forma que chame a atenção da sociedade e do poder público do cidadão”.

 

Texto: Fernanda Palheta (graduanda em jornalismo)
Fotos: Letícia Miranda (graduanda em jornalismo)
Revisão: Edyr Falcão
Assessoria de Imprensa

Rua João Diogo, 100 [ Prédio Sede - Térreo ] - Campina - Belém-Pa 66.015-160 | (91)4006-3654 / 3656