Ir Para o Menu Saltar para o conteúdo Retornar ao Site do Ministério Público do Estado do Pará

BRASÍLIA: MPPA participa da Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação

publicado em 28/03/2017

O período de 14 a 16 de março, em Brasília (DF), a Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Estado do Pará, por meio da ouvidora-geral, Andréa Sampaio e da assessora Josiane Moraes, participou da Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, promovida pela Ouvidoria-Geral da União. O encontro reuniu mais de 600 pessoas – entre ouvidores e servidores que atuam na área de acesso à informação.
 

A Reunião Geral de Ouvidorias 2017 marcou a abertura do evento, no auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com a presença do ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Torquato Jardim, e do presidente do TST, Yves Gandra Filho.

Ao todo foram promovidas quatro mesas de debate: “O Papel das Ouvidorias no Combate à Corrupção”, “Boas Práticas em Ouvidoria”, “Inovação” e a “Ouvidoria como Instrumento de Desburocratização”.

No segundo dia de atividades (15), foram realizadas sete oficinas temáticas, na Escola de Administração Fazendária (Esaf). Dentre os assuntos, destaca-se tratamento de denúncias; a solução pacífica de conflitos e a avaliação cidadã de políticas e serviços públicos.

Na quinta-feira (16), o encerramento ocorreu com a realização do Seminário Internacional de Transparência e Acesso à Informação, com a participação de especialistas para discutir o tema “Uso do Direito de Acesso a Informação como Instrumento de proteção ao meio ambiente e aos direitos humanos”, bem como a relação do acesso à informação com a Segurança do Estado.

O Seminário contou com a participação de Andrea Sanhueza (Representante Eleita pelo Público para o Acordo do Princípio 10 da Rio + 20), Mario Gustavo Mottin (Conselheiro do Ministério das Relações Exteriores) e Richard Howitt (Diretor Executivo do Internacional Integrated Reporting Council – IIRC).

 

Texto e fotos: Ouvidoria do MPPA
Edição: Assessoria de Comunicação

 

 

Rua João Diogo, 100 [ Prédio Sede - Térreo ] - Campina - Belém-Pa 66.015-160 | (91)4006-3654 / 3656