ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA promove ato de aposição de fotografia na Galeria de Chefes da instituição

A Galeria de Chefes do MPPA contempla os membros que estiveram à frente da instituição no período de 1891 a 1978
Belém 13/01/22 18:00

 

Descrição da imagem: na foto aparecem doze pessoas de pé, todas usam máscaras e posam para foto. Eles estão em uma sala fechada, na parede ao fundo há vários retratos em preto e branco, acima das fotos estão os dizeres "galeria dos chefes do ministério público". 

A Procuradoria-Geral de Justiça efetivou, nesta quinta-feira (13), a aposição do retrato de Augusto Rangel de Borborema na Galeria de Chefes do Ministério Público do Estado. O ato ocorreu no Salão Nobre da PGJ, com a presença de familiares do homenageado e membros do Ministério Público. 

Augusto Rangel de Borborema chefiou o MPPA de 11 de maio de 1964 a 9 de dezembro de 1964, após nomeação pelo governo da época. Durante sua carreira atuou como juiz de direito em várias comarcas do interior do Pará, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado em 1941. No ano de 1956 aposentou-se da magistratura.

O Procurador-Geral César Mattar Jr. conduziu o ato de aposição, que contou com a presença dos Subprocuradores-Gerais de Justiça Eduardo Barleta e Ubiragilda Pimentel, do Corregedor-Geral Manoel Santino, do Ouvidor-Geral Adélio Mendes, dos integrantes da Comissão de Organização e Estruturação do Projeto Memória, procurador de Justiça Jorge de Mendonça Rocha (coordenador) e Promotor de Justiça Aldo Saife (integrante), a Chefe de Gabinete da PGJ Érika Menezes e o Ouvidor-Geral do Estado do Pará, Arthur Houat.

Participaram também do ato os familiares do homenageado: Luiza Borborema (promotora de Justiça), Laís Borborema (advogada) e Augusto Borborema (médico), estes dois últimos netos do homenageado.

 

A Galeria de Chefes do MPPA contempla os membros que estiveram à frente da instituição no período de 1891 a 1978
A Galeria de Chefes do MPPA contempla os membros que estiveram à frente da instituição no período de 1891 a 1978
Foto: Ascom

 

Descrição da imagem: na foto aparecem quatro pessoas, elas estão olhando para a galeria na parede, três delas seguram as cordas de um tecido vermelho que estava cobrindo uma das fotos. 

Em sua manifestação o PGJ César Mattar Jr destacou a gratidão e o reconhecimento ao trabalho de Augusto Rangel de Borborema para o fortalecimento do Ministério Público e do sistema de Justiça. “Estamos fazendo o reconhecimento expresso a tudo o que ele fez pelo Ministério Público, pois a sua atuação integra a história da instituição. A sua passagem foi imprescindível para somar ao que o Ministério Público do Pará se tornou hoje, ou seja, uma parte integrante do MP brasileiro, com a pujança que lhe é própria e com perfil único em todo o mundo”.

Em nome da família, o médico Augusto Borborema agradeceu a homenagem do MPPA ao seu avô, o desembargador Augusto Rangel de Borborema. “Durante a sua vida sempre tivemos exemplos de sua retidão e comportamento correto, foi um estudioso e de vida modesta, por isso agradeço a homenagem”, disse.

Em seu pronunciamento o Corregedor-Geral Manoel Santino destacou a atuação do então Chefe do Ministério Público em defesa da independência da instituição. “Quando fui chefe de gabinete da PGJ pude manusear um documento expedido pelo desembargador, no período de um dos governos militares, no qual ele defende a altivez e a autonomia do Ministério Público”.

O coordenador da Comissão de Organização e Estruturação do Projeto Memória, Jorge Rocha, enfatizou a sua felicidade em resgatar a história do período em que o desembargador Augusto Rangel esteve na chefia da instituição. “O resgate da memória e inclusão do desembargador vai enriquecer e valorizar a Galeria de Chefes do Ministério Público, por toda a sua trajetória no Poder Judiciário e à frente do MPPA”.

O objetivo da Comissão de Organização e Estruturação do Projeto Memória é resgatar a história da instituição e manter um trabalho sistemático de preservação do patrimônio histórico e cultural institucional.


Assessoria de Comunicação

 

Fale Conosco

ATENDIMENTO AO CIDADÃO