Seminário Internacional: Justiça Restaurativa e Transformação Social

Data de Início: 28/05/2019 - 08:30

Data de Fim: 28/05/2019 - 17:00

Realização: Centro de Apoio Operacional Criminal e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional
Local:  auditório Natanael Farias Leitão, edificio sede do MPPA (Rua João Diogo, nº 100)
Público-alvo:
membros e servidores do MP, público externo

Confira a programação do evento

A Justiça Restaurativa trata-se de um processo colaborativo voltado para resolução de um conflito caracterizado como crime, que envolve a participação do infrator e da vítima. A mediação baseia-se num procedimento de consenso, em que a vítima e o infrator, e, quando apropriado, outras pessoas ou membros da comunidade afetados pelo crime, como sujeitos centrais, participam coletiva e ativamente na construção de soluções dos traumas e perdas causados pelo crime.

Nesse contexto, a metodologia aplicada serve de complemento ao modelo atual de Justiça Criminal, na medida em que concorre para a celeridade, desburocratização, inibição da reincidência, ressocialização, efetiva reparação dos danos causados, validação de sentimentos, percepção de justiça, participação democrática dos envolvidos e humanização das penas.

Objetivos específicos do evento:

Capacitar os participantes do workshop de modo que em suas áreas de atuação possam auxiliar:

- no processo de reparação dos danos causados;

- na busca de soluções pacíficas para conflitos e tensões sociais, com a participação da comunidade;

- na oportunização à vítima de expor seus sentimentos e percepções referentes aos danos sofridos, dizendo qual o impacto que o trauma lhe causou de modo a provocar, além de sua restauração, uma atitude reflexiva do ofensor.

- na restauração do senso de justiça;

- na aproximação de todas as pessoas envolvidas, com um plano de ações que objetive a restauração de laços sociais, reparação de danos causados e geração de compromissos futuros mais harmônicos.